Clique nas imagens para ampliar
As interferências mandibulares podem acontecer por muitos fatores, impedindo a estética dentária e, principalmente, a saúde bucal. Um dos relatos mais comuns é o bruxismo, que afeta não só adultos mas também o público infantil.
Dentre os relatos, a disfunção dentária causa desgastes dentais, dores temporomandibulares e outros sintomas que afetam de forma significativa o bem-estar e qualidade de vida do paciente.
O QUE É BRUXISMO?
O bruxismo, de uma forma geral, é definido como uma desordem funcional que tem como principal característica o ranger de dentes, que por sua vez, ocorrem durante o dia ou no período noturno. A pressão causada pelo bruxismo pode ocasionar o amolecimento dos dentes, alterações ósseos e até mesmo desgaste na gengiva e articulação mandibular.
O bruxismo é a rotina de ranger ou pressionar os dentes durante o sono, inconscientemente. Há casos também de bruxismo diurno e consciente, chamado de Briquismo.
QUAIS AS CAUSAS DO BRUXISMO?
O bruxismo pode derivar de diversos fatores, sendo os mais comuns:
- Distúrbios emocionais e/ou psicológicos (crises de ansiedade, tensão, estresse, raiva e etc.);
- Problemas neurológicos (autismo e paralisia);
- Maloclusões ósseas e dentárias;
- Carência de nutrientes do corpo;
- Efeitos colaterais de alguns remédios.
COMO O BRUXISMO É DIAGNOSTICADO?
O bruxismo é descrito através do exame polissonográfico, que define disfunções do sono. Dificilmente o indivíduo que possui esse problema não percebe sozinho. Normalmente, é avisado por colegas, amigos e parentes sobre o barulho que faz dormindo. O ideal é assim que aparecer a desconfiança e os relatos, o paciente procure a orientação e ajuda profissional.
QUAIS OS SINTOMAS DO BRUXISMO?
As indicações mais comuns do bruxismo são as dores na mandíbula, cabeça e pescoço, sensação de dentes “moles” ao acordar pela manhã, desgastes dentário e em casos mais sérios o problema pode desencadear insônias, mudanças de humor, falta de apetite e até depressão.
QUAIS OS TRATAMENTOS E COMO FUNCIONA O PROCESSO COM O APARELHO CONTRA BRUXISMO?
A conduta mais comum é a utilização da placa de mordida. O aparelho contra bruxismo separa as arcadas, amenizando o contato e os impactos entre elas, protegendo também os desgastes dos dentes. Normalmente, a aparelho contra bruxismo é utilizado enquanto o paciente dorme, podendo ser usado também durante o dia dependendo da necessidade.
Existem dois tipos de aparelho contra bruxismo:
- Aparelho contra bruxismo de acrílico: Habitualmente, é a placa mais assertiva para o tratamento do bruxismo, isso porque possui um material mais resistente e é menos confortável;
- Aparelho contra bruxismo silicone: A placa de silicone é mais confortável e se encaixa melhor na arcada dentária.
Ambos os aparelho contra bruxismo precisa de uma boa higienização e o uso correto, caso o contrário podem acarretar mau hálito e proliferação bacteriana (como placas, cáries e tártaros) ao paciente.
Outros métodos de tratar o bruxismo é a execução de exercícios físicos, alongamentos musculares, prática de atividades relaxantes e hobbies. Essas posturas promovem o relaxamento muscular e psicológico, diminuindo assim a tensão ao dormir e os sintomas do bruxismo. Além disso, é primordial que o paciente procure por auxílio profissional e se submeta aos processos necessários.
Para saber mais sobre Aparelho Contra Bruxismo
Ligue para 11 98574-7656 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!