Clique nas imagens para ampliar
Um distúrbio comum é a disfunção temporomandibular, que afeta grande parte da população brasileira. Cerca de 2 milhões de casos são registrados todos os anos no país. Essa disfunção prejudica o bem-estar e a qualidade de vida do paciente, pois causa incômodos e mal funcionamento da região. Confira abaixo as características do problema e as diretrizes para ATM como tratar.
MAS, AFINAL, O QUE É ARTICULAÇÃO TÊMPORO MANDIBULAR (ATM)?
Articulação temporomandibular (ATM) consiste na junção entre a mandíbula e o crânio, onde ele se torna responsável por todos os movimentos mandibulares. Quando essa área não realiza corretamente as suas funções - tais como o abrir e fechar da boca/mastigar, bem como outros -, ocorre a chamada disfunção temporomandibular (DTM). A disfunção prejudica de forma significativa o bem-estar e causa dor e incômodo ao paciente em questão.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TÊMPORO MANDIBULAR?
A disfunção da ATM altera funções no corpo do paciente, fazendo com que ele sinta:
- Dores, estalos e ruídos na mandíbula;
- Dores na cabeça;
- Zumbido e dores de ouvido;
- Dificuldades para fechar e abrir a boca;
- Estágios mais graves podem desencadear insônias e até depressão.
COMO É CAUSADA A DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TÊMPORO MANDIBULAR?
Normalmente, a disfunção da articulação temporomandibular é desencadeada por traumas ou fraturas no rosto, principalmente na região mandibular, luxações, infecções da articulação, problemas com a idade avançada, bem como por problemas com malformações e patológicos. Além disso, há casos de disfunções causadas por distúrbios do sono, onde o mais comum é o bruxismo, e de emocionais como por exemplo a ansiedade ou estresse.
COMO A DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR É DIAGNOSTICADA?
A identificação e o diagnostico da disfunção da DTM pode ser feito através de exame físico - com toques e observações da pele, ressonâncias magnéticas, exames de sangue e panorâmicas. Quanto a descoberta, pode ser realizado por profissionais como odontologistas, clínicos e otorrino. Para entender atm como tratar de forma clara é essencial que o paciente entre em contato com profissionais especializados, com uma avaliação é possível dimensionar os processos necessários para tratamento.
Os primeiros sintomas podem ser confundidos com outros problemas, já que está diretamente ligados aos aparelhos funcionais, tais como a mastigação e movimento de abre/fecha da boca. E por esse motivo, é de suma importância ser avaliado por um especialista o mais rápido possível.
ATM COMO TRATAR?
Não existe um tratamento que “cure” a ATM. Por esse motivo, o foco dos procedimentos realizados é aliviar as dores e a retomada das funções da mandíbula, sempre com a intenção de contribuir com o bem-estar do paciente.
Atm como tratar os processos mais utilizados são:
- Uso de analgésico para alívio das dores;
- Complexas de gelo e calor;
- Terapias funcionais e massagens mandibulares;
- Relaxamentos musculares;
- Cirurgias.
O procedimento cirúrgico é indicado para ATM como tratar em casos mais graves como luxações e fraturas.
A Ideal Sorriso é uma clínica odontológica é especialista em tratamentos odontológicos e estéticos. A clínica disponibiliza processos para tratar disfunções mandibulares, realiza cirurgia ortognática, implantação e manutenção de aparelhos ortodônticos, enxertos, dentaduras, limpezas, facetas dentais e outros procedimentos estéticos e odontológicos. A A Ideal Sorriso conta com profissionais qualificados e equipamentos tecnológicos, sempre visando a qualidade de vida dos seus paciente. Desta forma, se você procura por um serviço qualificado para ATM como tratar, a Ideal Sorriso é uma ótima opção. Agende uma avaliação e conheça os melhores tratamentos para o seu problema.
Para saber mais sobre ATM Como Tratar
Ligue para 11 98574-7656 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!