Clique nas imagens para ampliar
Você sabia que 15% da população brasileira, incluindo adultos e crianças possui bruxismo? Sendo um distúrbio que pode acarretar desde a perda dentária até problemas mais sérios como depressão, o bruxismo consiste em um problema mandibular que trás grandes riscos e incômodos aos pacientes.
Por causar sérios problemas, é preciso atentar-se aos sintomas e descobrir bruxismo como tratar o quanto antes. O bruxismo pode causar grandes incômodos por ser caracterizado como uma doença em que o paciente range ou aperta os dentes.
Os problemas mandibulares tendem a afetar não só a estética dentária, mas sim a saúde bucal do indivíduo que muitas das vezes não sabem a causa desse problema. É necessário se atentar a qualquer tipo de sintoma, visando determinar qual o problema e encontrar o melhor tipo de tratamento. Uma das disfunções que ocasionam em grande dor para o indivíduo é o bruxismo.
Sabe aquela mania incansável de pressionar/apertar os dentes? Pode caracterizar sinais de bruxismo. Em suma, esse problema é uma desordem funcional em que o paciente range ou aperta os dentes, isso pode acontecer tanto durante o dia (recebendo o nome de briquismo) quanto durante o sono (que é o mais comum). Mas quando diagnosticado o bruxismo como tratar?
CAUSAS DO BRUXISMO
Causando dores e incômodo até as pessoas que estão próximas, o bruxismo como tratar possui causas ainda pouco conhecidas. Contudo, algumas das razões para o seu surgimento podem ser relacionados a condições psicológicas e/ou patológicas. Alguns exemplos são:
- Crises de ansiedade, raiva, estresse, tensão, medo ou frustração;
- Má oclusão dentária;
- Problemas de apnéia do sono;
- Refluxo;
- Reflexo da ingestão de alguns tipos de remédios psiquiátricos, tais como: antidepressivos.
SINTOMAS E DIAGNÓSTICO DO BRUXISMO COMO TRATAR
O hábito de pressionar a arcada dentária, característica comum de quem possui bruxismo, pode acarretar a diversos problemas, dentre eles o amolecimento e a perda dentária, dores de cabeça, zumbido e dor de ouvido, e dores no pescoço e na mandíbula. Além disso, quando o quadro fica mais grave, pode provocar uma disfunção temporomandibular, além de transtornos alimentares, depressão, insônia, assim como outros casos.
O bruxismo como tratar pode ser diagnóstico através do sono, quando o companheiro pode identificar o incômodo e desgaste dos dentes do paciente. Além disso, a polissonografia e a avaliação clínica contribuem com a identificação do estágio do distúrbio, bem como dimensionar a melhor maneira para tratar o caso.
BRUXISMO COMO TRATAR?
Não existe um tratamento totalmente eficaz para curar o bruxismo, contudo, os métodos disponíveis para aliviar a dor e o impacto dentário estão cada vez mais inovadores. O mais comum, é a utilização de uma placa dentária, moldada de acordo com a arcada dentária do paciente. Essa placa, fabricada de silicone ou acrílico, auxilia na limitação dos movimentos da boca, além de reduzir o atrito dentário. Contudo, também existem outras maneiras de diminuir a dor causada pelo bruxismo como tratar:
- Beber bastante água todos os dias;
- Compressas de gelo na mandíbula;
- Evitar a ingestão de alimentos mais consistentes e duros;
- Massagem para relaxamento facial;
- Tentar dormir no mínimo 8h por dia;
ONDE ENCONTRAR TRATAMENTO?
A Ideal Sorriso é uma clínica odontológica que possui a missão de oferecer os melhores tratamentos para que o seu caso seja resolvido da melhor maneira. Agende uma consulta e garanta seu bem-estar e qualidade de vida.
Para saber mais sobre Bruxismo como Tratar
Ligue para 11 98574-7656 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!